Nossa História

O Centro Educacional "Alexis Novellino" foi fundado em 1964.

Nasceu do Curso Novellino com a Profª. Maria Rosele Novellino da Silva Torres alfabetizando uma turma de alunos, enquanto as Profas. Ciléa Maria Barreto e Marlene Rodrigues Sanchez Cortez preparavam alunos para o extinto "exame de admissão".

"ALEXIS NOVELLINO" - UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO !

Alexis Pinto Novellino nasceu em Cabo Frio em 17 de julho de 1908. Desde cedo mostrou-se dinâmico e com vocação para o comércio. Cursou só o Grupo Escolar, mas conseguiu adquirir cultura e conhecimentos e tornou-se um empresário que marcou o progresso de Cabo Frio. Alexis gostava de ler e freqüentava a livraria que ficava no centro da cidade e que funcionava também como banca de jornais e revistas.

Homem de visão, ainda bem jovem fazia compras no Rio de Janeiro, onde ia de navio ou trem para atender as encomendas da comunidade. Eram peças de seda, relógios, jóias, sapatos e outros produtos que ele trazia da então capital para atender as senhoras cabo-frienses.

Por exercer essa atividade de Comissário Comercial, Alexis se tornou muito querido e conhecido de toda a comunidade. Essas viagens ao Rio, serviram também de experiência para seus negócios e desenvolvimento cultural e empresarial.

Ele casou-se com Olívia Ferreira dos Santos e tiveram oito filhos, entre eles a Profª. Maria Rosele Novellino da Silva Torres, uma das sócias do Centro Educacional "Alexis Novellino".

Alexis Novellino idealizou também um futuro melhor para os jovens e foi um dos fundadores do primeiro ginásio de Cabo Frio. Criou o jornal "O Industrial" e teve participação também nos jornais "A Razão" e "O Arauto".

Mas, o maior empreendimento de Alexis foi a criação da primeira empresa de transporte de Cabo Frio, responsável pelo desenvolvimento do comércio de toda a Região dos Lagos. A "Auto Viação Salineira" marcou o progresso do município, sendo a alavanca para o desenvolvimento econômico de toda a região.

Com sua grande visão empresarial, acreditava no crescimento e soube multiplicar um empréstimo de 100 mil réis junto ao Banco Fluminense da Produção e construir um patrimônio para a família. Com o dinheiro do empréstimo, feito em 1943, criou a primeira empresa de ônibus de Cabo Frio que ligava o município a Araruama. Nos anos de 43/44 a "Auto Viação Salineira" possuía várias linhas internas que circulavam para o São Pedro da Aldeia e Araruama, além de explorar a CaboFrio/Búzios. A empresa fazia também o transporte coletivo para Macaé.

Quando terminou o Estado Novo, a "Salineira" conseguiu a concessão para explorar a linha Cabo Frio/Niterói. O sonho de Alexis se concretizou, a sua querida cidade, Cabo Frio, se ligara à capital, através de sua empresa de ônibus. Foi um dia histórico para o município: 21 de abril de 1942. Os amigos de Alexis foram prestar-lhe os votos de sucesso pelo novo empreendimento. Ele, solene, vestido de terno preto, camisa branca e gravata preta, como sempre gostava de se vestir, feliz e emocionado inaugurava a linha Cabo Frio/Niterói.

Alexis Novellino faleceu no dia 23 de fevereiro de 1947, de febre tifóide, aos 39 anos de idade.
O povo cabo-friense homenageia Alexis Novellino através do nome de uma rua no bairro Vila Nova e dando à Rodoviária de Cabo Frio o nome de "Terminal Rodoviário Alexis Novellino", justamente pelo seu sucesso na área de transporte.

É muito gratificante para todos nós, do CEAN, apresentar nossa escola à cidade de Cabo Frio com o nome de um dos seus mais ilustres cidadãos, um empreendedor de sucesso, Alexis Novellino.