Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Na educação infantil, neste inicio do processo de aprendizagem, o mais importante é incentivar nas crianças o gosto pelas descobertas. É essencial que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver. Ao mesmo tempo a criança é estimulada a construir relações e se socializar, por intermédio de jogos, brincadeiras e atividades lúcidas, desenvolvemos os conceitos básicos presentes em seu dia-a-dia.

Na educação infantil, a avaliação se processa por meio da observação, visando a favorecer o desenvolvimento do aluno,estimular a criatividade e a livre expressão, formar hábitos saudáveis de higiene e nutrição, incitar habilidades e a prática da comunicação e expressão, com o acompanhamento e registro do desenvolvimento de cada aluno; sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.

O aluno da Educação Infantil é avaliado através de relatório trimestral, elaborado com base nos objetivos traçados pelo professor.

No Ensino Fundamental e no Ensino Médio a verificação do rendimento escolar compreende a avaliação do aproveitamento e a apuração da freqüência.

Ao final da cada trimestre, o aluno do Ensino Fundamental e do Ensino Médio obtém uma nota resultante da média de três avaliações realizadas no período e relativas a seu aproveitamento em cada área de conhecimento.

Ao final do período letivo, o aluno será promovido se alcançar, no mínimo, média 6,0 em cada área de conhecimento, além de freqüência mínima de 75%, do total de horas letivas.

A recuperação é um processo contínuo que cada professor faz paralelamente os desenvolvimentos dos trabalhos escolares, à medida que forem percebidas as necessidades dos alunos.

O Centro Educacional “Alexis Novellino” oferece aos alunos com deficiência no seu rendimento escolar recuperação paralela, recuperação trimestral e recuperação familiar.

A recuperação trimestral é oferecida aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino fundamental e do Ensino médio que não alcançarem o mínimo de aproveitamento previsto (6,0) nas avaliações feitas durante o trimestre.

Compreendemos que há diversos tipos de avaliação e que, portanto, há muitas funções, procedimentos e instrumentos igualmente diferentes.Podemos falar em avaliação inicial ou diagnóstica, formativa, somatória, prognóstica, seletiva e classificatória, entre outras.

Por conseguinte, avaliação deve ter como dimensão de analise o desempenho do aluno, do professor e de toda a situação de ensino que se realiza no contexto escolar, a fim de encontrar caminhos para aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem escolar

 

O final do Ensino Médio Fundamental II simboliza o encerramento de um processo educativo e ritualiza a passagem do aluno para um outro universo no mundo da Educação Básica, que é o Ensino médio.

Para o aluno do Ensino Médio, menos infantil e mais cidadão do mundo, a escola passa a ter outro significado e, talvez por isso, o sentido da aprendizagem ganha novos contornos.

As escolhas em relação ao dever acadêmico e profissional se concretizam com a proximidade cada vez maior do vestibular e da responsabilidade que isso traz, seja em relação á escolha profissional que esta ligada a isso, seja à possibilidade de uma formação acadêmica mais consistente e solida nas grandes universidades do país e, porque não, no exterior.

As aprendizagens ativas provocam a necessidade de contextualização, ou seja, a necessidade de se observarem as diferentes dimensões envolvidas no processo de aprendizagem no interior de um determinado contexto social, econômico, histórico, político e cultural. Desta forma, a contextualização se dá em tempo e espaço definidos e dentro de certos pressupostos do conhecimento científico.

A leitura das dificuldades atual da escola necessita de outras lentes, capazes de possibilitar olhares mais profundos e ampliados.